Diferença entre pontes e viadutos

Você sabe qual é a diferença entre pontes e viadutos? É bem difícil compreender a distinção dessas duas construções porque realmente elas são bem parecidas.

No entanto, viaduto e ponte não são a mesma coisa e neste conteúdo você vai entender o porquê.

Os viadutos são estruturas rodoviárias que são construídas de forma elevada do solo e são projetados para cruzar pistas em níveis diferentes e auxiliar o fluxo do transito.

O viaduto é composto, geralmente, por um trecho de travessia, normalmente plano e sempre tem rampas de acesso e precisa conter uma altura de pelo menos 4,5m.

Além da passagem dos carros é previsto, em determinados casos, a depender do projeto aprovado para se construir, um espaço para a passagem de pedestres e ciclistas.

Agora, quando se fala de pontes, essas construções são responsáveis por interligar, ao mesmo nível, pontos não acessíveis e que são separados por rios, por exemplo.

Para resumir e entender a diferença entre pontes e viadutos, uma ponte, por exemplo, é construída sob um rio, quando o mesmo está no meio de duas cidades, ou até da mesma, impedindo o tráfego. Mas, tudo no mesmo plano, sem elevações, o contrário do viaduto.

Há outros aspectos para saber a diferença entre pontes e viadutos?

São muitos os aspectos responsáveis por diferenciar esses dois tipos de construção.

A ponte, como foi explicado anteriormente, é uma estrutura construída unicamente para atravessar obstáculos físicos. Os viadutos são formatados por pontes interconectadas em uma série de pequenas extensões múltiplas.

O curioso dos viadutos, é que eles podem ser construídos ​​em terra ou sobre os corpos d’água para facilitar o cruzamento entre as pessoas.

Quando os viadutos são construídos em terra, geralmente são feitos ​​em áreas conectadas e também que sejam da mesma altura. Além disso, por terra eles também são usados ​​para abrir caminhos para trens.

Agora, quando os viadutos são construídos sobre a água, normalmente são fundidos com outros túneis ou até mesmo algumas pontes que o ajudam a navegar pelos corpos de água.

Tipos de pontes

Agora que já se explicou a diferença entre pontes e viadutos, é importante apesentar que no caso das construções de pontes, elas não são projetadas de uma única maneira e possuem várias classificações, são elas:

  • pontes ferroviárias, para o tráfego de comboios;
  • pontes rodoviárias, para o tráfego de automóveis, essas inclusive são as que mais se confundem com os viadutos nas áreas urbanas;
  • pontes pedonais, utilizadas exclusivamente por peões e também chamadas de ‘passarelas’;
  • pontes oleodutos, que servem para o transporte de produtos químicos ou de água.

 

Pontes e viadutos são consideradas obras de arte em concreto

Você sabia que apesar de existir diferença entre pontes e viadutos, essas duas construções são consideradas obras de arte em concreto?

Pois é, podem ser consideradas obras de arte em concreto: viadutos, pontes e túneis. Essas obras são classificadas como arte dentro do âmbito da engenharia civil e precisa contar com profissionais capacitados para serem idealizadas.

Exemplo de uma ponte considerada obra de arte é a Rio-Niterói, localizada na baía de Guanabara e é considerada a maior ponte de concreto protendido do Hemisfério Sul.

Essa construção tem 13,29 quilômetros de comprimento e 72 metros de altura no maior pilar. Sua inauguração foi em 1974, após seis anos de muito trabalho, com projeto idealizado por Mario Andreazza, ministro dos Transportes na época.

Em sua estrutura, existem mais de 2.150 km de cabos no seu interior, sendo que o vão central é o maior em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento.

Exemplo de viaduto considerado obra de arte é o viaduto do Chá, em São Paulo, idealizado pelo francês Jules Martin em 1877. Foi construído com estrutura metálica e, com o passar do tempo, correu risco de queda e ao lado da antiga estrutura foi construído um novo viaduto, com estrutura de concreto, que é o existente até os dias de hoje.

Fale com uma empresa especializada

Conseguiu entender a diferença entre pontes e viadutos? Está em buscas de orçamentos para esses tipos de construções? Não perca mais tempo, fale com uma empresa que tenha uma equipe especializada e capacitada para esses tipos de engenharia. A Autem Engenharia tem seus alicerces plantados na experiência de mais de 50 anos de trabalho no ramo da infraestrutura. Preenchendo o formulário abaixo ou clicando no ícone do WhatsApp disponível ao lado, um de nossos especialistas estará à sua disposição e lhe proporcionará um orçamento compatível com o mercado, sempre frisando a garantia de qualidade do serviço.