Biólogos e engenheiros apresentaram aos vereadores os avanços do Projeto de Recuperação da Mata Santa Tereza.
A Comissão Especial de Estudos criada par acompanhar o Projeto de Recuperação da Mata Santa Tereza, que tem como membros os vereadores Bertinho Scandiuzzi (PSDB), presidente, João Batista (PP), Marcos Papa (Rede), Marinho Sampaio (MDB) e Paulinho Pereira, recebeu na manhã desta terça-feira, 06 de novembro, engenheiros e biólogos responsáveis pelo o desenvolvimento da preservação e recuperação da mata.
Inicialmente a bióloga e gestora da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, Alesandra Pinezi, apresentou os trabalhos já desenvolvidos no processo de restauração da Mata Santa Tereza neste último ano. A prevenção e combate de incêndios, com a parceria entre usinas de empresas, está bem avançada, com os aceiros finalizados antes do mês de maio, época em que inicia a estiagem.
A bióloga também comunicou que empresas disponibilizaram brigadas para atuarem na mata durante todo período diurno e noturno.
A torre de 20 metros construída no meio da mata conta com a vigilância durante as 24 horas do dia, e ainda em finalização, instalação de câmera de vigilância no alto da torre, com visão geral de toda a mata.
O Programa de Educação Ambiental, em conjunto com a universidade e munícipes interessados, estão iniciando o desenvolvimento de algumas ações. Incluindo visitas programadas de escolas, objetivando o conhecimento e incentivando a preservação entre crianças e adolescentes. O treinamento de brigada de incêndios oferecido aos vizinhos, fazendeiros e moradores, tornando mais eficientes o controle de um possível incêndio na mata.
Já foi criado o Conselho de Unidade, com reuniões a cada dois meses, mas com as extraordinárias ocorrendo freqüentemente, os membros vêm se reunido mensalmente.
Quanto à restauração da mata, foi contratada a Empresa Inova soluções Ambientais. A engenharia responsável, Daiane Carolina gaia, detalhou como está sendo restaurada, e vem apresentando um avanço em sua recuperação, após sofrer com incêndios seguidos.
Ao final, os vereadores decidiram, provavelmente para a próxima semana, uma visita ao local para verificar todo o trabalho apresentado pelos engenheiros e biólogos.