Quer saber quais são os elementos que compõem um sistema de drenagem urbana? Neste conteúdo que preparamos todas as suas dúvidas sobre essa questão serão esclarecidas. 

Pode-se agrupar os seguintes elementos:

  • Pavimentos das ruas;
  • Guias e sarjetas;
  • Bocas de lobo;
  • Galerias de drenagem;
  • Sistemas de detenção e infiltração nos lotes e pavimentos;
  • Trincheiras e valas.

Como funciona a drenagem urbana?

A drenagem urbana pode ser definida como o gerenciamento das águas que caem da chuva. 

Em meio a tantos projetos de urbanização das cidades, quando chove a água procura um meio para ir embora e se não houver um projeto de sistema de drenagem urbana eficiente podem acontecer grandes alagamentos e transtornos.

Um sistema desses precisa estar bem alinhado, principalmente na questão do planejamento e gerenciamento que precisa levar em consideração os aspectos sociais que nada mais é que o controle dos locais onde há grande aglomeração da população, tendo em vista que essas são as áreas mais impermeabilizadas.

Depois dos aspectos sociais, é a vez de atentar-se para as questões legais e institucionais, regidos nas cidades por conta das prefeituras que fazem ou terceirizam esse trabalho, com objetivo de prevenir inundações e grandes transtornos. 

Além desses dois itens acima, em terceiro lugar, é preciso analisar os aspectos tecnológicos que são responsáveis pelas técnicas utilizadas durante o escoamento. Por último, mas não menos importante, o aspecto ambiental também precisa ser levado em consideração, isso diz respeito à forma como são encaminhadas as águas de volta a rios, mares e bacias. Um ponto bastante interessante é dizer que a falta de encaminhamento consciente dessas águas gera transtornos como a deterioração dos mananciais e a redução de água para população.

Os benefícios de um bom sistema de drenagem urbana são muitos. Ao realizar o correto manejo das águas, haverá melhores condições de tráfego de pessoas e veículos, favorecimento à saúde e ao meio ambiente e redução de custo de manutenção das vias.

Sistemas combinados e separados

Seguindo a explicação sobre os elementos que compõem um sistema de drenagem  urbana, precisamos falar que esses sistemas são classificados em separado ou combinado. Os sistemas combinados também são chamados de mistos e usam um mesmo conduto para a água pluvial e esgotamento sanitário, este sistema atualmente se encontra em desuso, enquanto os sistemas separados possuem uma rede de condutos para as águas pluviais e outra para o esgoto o qual é mais utilizado atualmente.

Agora quando falamos sobre o sistema combinado, este sistema além de poluir as águas limpas das chuvas a estação de tratamento de esgoto sofre de sobrecarga intermitente durante os períodos de tempestade, isso faz com que a carga se dilua quando está sendo tratada, promovendo extravasamento e aumentando os custos devido ao superdimensionamento da estação. 

Dúvidas sobre os elementos que compõem um sistema de drenagem urbana?

Quer saber mais sobre os elementos de um sistema de drenagem urbana? A Autem é especializada em drenagens urbanas, rodoviárias e industriais e possui produtos de qualidade e equipe especializada para qualquer tipo de drenagem, canal, dissipadores de energia, canaletas, aduelas de concreto, cacimbas, lagoas de contenção de todos os formatos e tamanhos.

Com planejamento, disciplina e inovações, a Autem promoveu grandes transformações nos métodos construtivos tradicionais e, ao longo de seu percurso, consolidou sua presença no mercado do interior paulista.

A empresa tem a técnica correta para cada tipo de empreendimento. Desenvolve estudos, analisa situações, compara resultados, gerencia o trabalho e executa as obras. Não perca tempo e fale diretamente com quem entende e domina o assunto como a Autem Engenharia. São anos de experiência neste ramo e você pode preencher o formulário abaixo e tirar suas dúvidas e também fazer sua solicitação de orçamento. Estamos esperando por você.