Quer entender, de uma vez por todas, quais são os tipos de CBUQ? Este conteúdo preparado pela Autem explica os detalhes sobre esse produto que possui tipos variados. 

Antes de explicar os tipos de CBUQ é importante falar do que se trata essa sigla, que nada mais é que Concreto Betuminoso Usinado a Quente, ou seja, uma mistura de vários agregados com tamanhos diferentes e cimento asfáltico. 

Importante entender ainda que os tipos de CBUQ são os revestimentos asfálticos mais usados no Brasil e são ideais tanto para as ruas das cidades, quanto para as estradas, justamente por serem compostos por agregados minerais que são facilmente encontrados, geralmente produzidos por britagem, material de enchimento e ligante betuminoso.

A granulometria desses agregados tem forte influência na divisão desses grupos de agregados e isso significa que essa mistura de agregados é apropriada para fazer a formação das camadas de ligação e a camada de revestimento asfáltico que é utilizada na pavimentação de uma via, por exemplo. 

Os tipos de CBUQ

Bom, quando se fala nos tipos de CBUQ, será levado em consideração a granulometria dos agregados e o tipo de ligante asfáltico, mas antes, para você que está empenhado neste texto, é importante ressaltar que em relação à classificação do concreto asfáltico, geralmente os materiais são usados para as duas camadas superiores no processo de pavimentação, de uma via.

Finalmente, vamos as classificações mais utilizadas de CBUQ que são: CBUQ Faixa D, Faixa C e Faixa B conforme normativas do DER-SP.

CBUQ Faixa D

Dando início à explicação sobre os tipos de CBUQ, vamos falar da Faixa D que é o mais utilizado no revestimento urbano por sua composição ser de agregados miúdos como pó de pedra e pedrisco possibilitando a sua utilização com uma espessura mais fina e, geralmente, é mais utilizada durante a pavimentação de estacionamentos, ruas, garagens residenciais e também de condomínios. 

CBUQ Faixa C

Dando sequência nas definições dos tipos de CBUQ, vamos falar sobre a Faixa C que nada mais é que um tipo de CBUQ que apresenta em sua granulometria além de pedrisco e pó de pedra, também possui um percentual de agregado graúdo que o tornam ideal para a aplicação em camada de rolamento de rodovias.

A camada de rolamento é a parte superior e externa do pavimento, que sofre a ação massiva do tráfego de automóveis e caminhões. 

Por esta razão, a mistura colocada nesse tipo de concreto betuminoso precisa ser resistente, estável e flexível, sendo, portanto, compatível com o funcionamento elástico da estrutura e apresentar ainda condições de rugosidade que proporcionem segurança no tráfego.

CBUQ Faixa B

Finalizando os tipos de CBUQ mais utilizados, outra classificação é a Faixa B, que também é conhecida por ‘binder’, utilizado para uma espessura mais grossa de pavimento no qual necessita de um reforço a camada de rolamento. Geralmente este CBUQ é utilizado como camada intermediária do pavimento em rodovias com grande tráfego. 

Essa camada apresenta agregados minerais com maior diâmetro de graduação, assim como uma maior porcentagem de vazios e menor presença de material de enchimento. Além disso, neste tipo de CBUQ iremos encontrar uma menor presença de ligante betuminoso.

O que mais eu preciso saber sobre os tipos de CBUQ?

Para finalizar este conteúdo sobre os tipos de CBUQ, é importante entender ainda que a pavimentação é formada por diversas camadas sobre postas sendo mais usualmente: sub-leito, ou seja, o terreno natural do local onde será realizada a rua ou estrada a ser pavimentada e, nesse local, pode ser necessário a utilização de outros materiais como reforço para melhorar o suporte do solo local; a sub-base que geralmente é formada por elementos granulares, podendo ou não ter um ligante.

A outra camada é a base, que é bem parecida com a sub-base, porém recebe as cargas das camadas de CBUQ e, com isso, distribui para a sub-base. Já a camada de ligação, tem por objetivo ligar o revestimento asfáltico com a base. 

Por fim, a camada de revestimento asfáltico que é colocada em contato direto com o tráfego, distribuindo a carga com as demais camadas.

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